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Case: Campanha de aniversário que reúne conceito e

a autoridade de 10 anos de história

Sara Cristina 21 de dezembro de 2021

Uma campanha de aniversário deve ser muito bem estruturada para encontrar estratégias que funcionem, criar uma comunicação que fortaleça a marca e ainda se mostrar atrativa/relevante para quem não é cliente (pelo menos ainda).

Para elaborar esse tipo de campanha institucional, é importante conhecer o negócio, sua história, suas crenças, onde ele está e onde pretende chegar, quais são seus objetivos e para quem o conteúdo vai ser direcionado.

É aí que entra o papel da agência – no caso, o nosso: recolher e estudar essas informações para entregar estratégias que consigam abraçar tudo isso e mais um pouco.

Por isso, vou ilustrar para você como é o processo dentro da Abaetê em campanhas de aniversário, mais especificamente na campanha da GWX Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos em Brasília/DF, que completou dez anos de história em 2021.

Vale lembrar que qualquer tipo de campanha deve respeitar a singularidade do negócio, por isso, o que estarei te apresentando aqui são os materiais criados exclusivamente para a GWX Investimentos, que atendem sua proposta de comunicação, propósito da marca e está alinhado ao trabalho que desenvolvemos com eles, beleza?

Acredito que iremos precisar de uma contextualização das informações para que você possa entender da forma mais clara e objetiva nosso processo, mas caso tenha alguma dúvida ou queira conhecer de perto o nosso trabalho, basta clicar AQUI! Veja até o final:

Campanha: Quem é a GWX Investimentos? 

A GWX Investimentos é o escritório mais antigo credenciado à XP Investimentos em Brasília/DF. Completando dez anos de história em 2021, o escritório passou por muitas transformações que consolidaram suas crenças, valores e metodologia de investimento. 

Seu posicionamento está concentrado no investimento consciente e na propagação de conhecimento relevante, para auxiliar clientes na  conquista da liberdade financeira a partir de carteiras alinhadas às suas metas de curto, médio e longo prazo.

Toda equipe de assessores têm como objetivo levar essa autonomia e consciência financeira aos investidores para, assim, tomarem decisões mais assertivas ao estarem conscientes dos benefícios da liberdade financeira na conquista de patrimônio. 

Como elaboramos a campanha de aniversário

O posicionamento e a metodologia para investimentos da GWX foi um rico estofo para as mentes criativas da Abaetê, que, após um estudo minucioso da marca e conversas com o cliente, conseguiu encontrar ângulos estratégicos para serem abordados na campanha de aniversário. 

Acredito que você já saiba, mas toda ação deve ter um foco muito claro e objetivos desafiadores e factíveis para que as estratégias possam ser desenvolvidas com maior precisão.

Eu costumo dizer na Abaetê que sem clareza e propósito, não existe planejamento no mundo que dê resultado. Por isso, investimos tempo no estudo da marca antes de desenvolver qualquer ação.

O que encontramos neste estudo

Para a campanha de aniversário da GWX Investimentos, a equipe, alinhada às ações já desenvolvidas, percebeu que as peças deveriam comunicar o sentimento de pertencimento, responsabilidade, realização e autoridade da marca construída ao longo desses dez anos.

Por esse motivo, a orientação criativa da campanha está fundamentada em três pilares:

  • Senso de responsabilidade social a partir das premissas do  ESG (Environmental, Social and Governance);
  • Tipo de experiência que os investidores podem e vão ter com o escritório;
  • União do que a GWX busca vivenciar ou vivencia durante o seu dia a dia.

Esses pilares conseguem externalizar o que é o negócio hoje e aquilo que ele está construindo como parte do seu universo, para que os clientes se sintam confortáveis em confiar no seu trabalho. 

Nesse contexto, nós sentimos a necessidade de dividir a campanha de aniversário em duas fases para serem lançadas no segundo semestre de 2021: uma com foco nos clientes que já estão na base e outra para o público em geral.

Nos próximos tópicos, vou te apresentar os materiais que desenvolvemos e como aplicamos esses três pilares nas ações propostas. 

O que significa ESG 

ESG (Environmental, Social and Governance), ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança), é um conceito que se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio.

Por estar ganhando destaque nas discussões do mundo corporativo, ele acaba sendo cada vez mais decisivo para  investidores que buscam confiança e conexão com escritórios de investimentos.

Na imagem abaixo listei os fatores que norteiam as ações do ESG. Veja só!

Como o conceito foi usado na campanha de aniversário

A escolha do conceito ESG para a campanha da GWX Investimentos, aconteceu por estar alinhado ao que o escritório tem buscado construir ao longo dos anos, além de ser algo bem visto no mundo dos investidores.

Na campanha, procuramos expressar o senso de responsabilidade social e comprometimento da GWX com o mercado, clientes, fornecedores e colaboradores.

E como conseguimos isso? Bom, no primeiro momento é com o mote da campanha: Há 10 anos o resultado do cliente é a gente quem faz. Depois, com peças contendo imagens que retratam a persona do negócio.

Identidade visual: fortalecimento da marca, autoridade e pertencimento

Para relacionar a experiência de mercado da GWX durante os 10 anos de história em conjunto com a sensação de pertencimento e autoridade, a equipe criativa da Abaetê enxergou a necessidade de um logotipo que representasse esse marco da empresa.

E nada melhor do que usar os elementos já conhecidos do logo original para conseguir esse efeito. Por isso escolhemos o elemento “X” que representa, também, o 10 nos números romanos, para correlacionar significados e fortalecer a marca com um signo familiar.

Além disso, para criar o sentimento de pertencimento à história da empresa, o mote da campanha foi desenvolvimento considerando os stakeholders da GWX Investimentos, ligando-os às conquistas e as transformações do escritório durante os dez anos.

Materiais desenvolvidos e ações da campanha

Pelo fato da campanha de aniversário ser dividida em duas fases, os materiais veiculados são diferentes para corresponder ao propósito de cada uma delas.

Fase 1

A comunicação é direcionada aos clientes que estão na base da GWX Investimentos, isto é, os investidores, através de materiais para informar sobre esse marco de dez anos, apresentar as mudanças realizadas, quem faz parte da equipe GWX e o que o escritório deseja para o futuro, além de agradecê-los por fazer parte desta história.

O conteúdo desses materiais é personalizado, por isso há uma segmentação de clientes por valores de investimento e pelos setores do escritório. 

Compõe a primeira fase da campanha:

  • Uma Landing Page geral sobre o aniversário
  • Uma Landing Page para cada um dos setores do escritório (comercial, relacionamento, alocação…), sendo todas interligadas 
  • Disparos de e-mail marketing para os clientes 
  • Materiais offline disponibilizados em pontos estratégicos de Brasília/DF
Case: Campanha GWX Investimentos
Case: Campanha GWX Investimentos
Case: Campanha 10 anos GWX Investimentos

Fase 2

A segunda parte da campanha de aniversário tem sua comunicação voltada para as redes sociais, contendo postagens sobre a história do escritório, conteúdos que fortalecem a marca e apresentam a experiência da GWX Investimentos em Brasília, além de ter todo o restante dos materiais offline em circulação.

Aprovação Abaetê

A campanha de aniversário foi aprovada sem alterações de estratégia, e o que isso quer dizer? Bom, apenas que uma equipe com mentes criativas pode oferecer a solução que sua empresa precisa para impactar clientes, colaboradores e o público que irá fechar negócio com você.

Entre em contato com a Abaetê e comece a criar algo junto com a gente!

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